O poderoso chatbot — Parte final: Impulsione seu negócio

Hoje em dia ter um bom produto ou serviço não é suficiente, para atingir outros patamares as empresas precisam investir pesado na experiência e relacionamento com clientes

Imagem: Rawpixel

A transformação digital é uma realidade. Junto da mudança de mentalidade e a criação de projetos para modernizar as empresas, é preciso ficar de olho nas inovações tecnológicas e em como elas podem impactar processos, produtos e negócios.

O que era um diferencial agora é condição básica para manter a competitividade. A aceleração causada pela pandemia fez de 2020 o ano da transformação digital. Para se ter ideia, no Brasil cerca de 87,7% das empresas realizaram alguma iniciativa nesse sentido no último ano, no mundo a média foi de 80%, é o que diz o relatório da Dell Technologies.

A capacidade de oferecer uma boa experiência para a pessoa usuária é o verdadeiro diferencial. Consumidores estão olhando para além do serviço ou produto, em uma pesquisa de tendências para 2021 sobre Experiência do Cliente no Brasil 81% das pessoas consumidoras afirmam que dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência.

A agilidade na entrega de informações e facilidade no uso do produto ou serviço são características do novo atendimento ao cliente, que continua a ser uma das principais formas de relacionamento e fidelização.

Nesse cenário de transformação, o uso de robôs humanizados vem ganhando espaço, isso porque estão aptos a resolver o problema da pessoa usuária a qualquer hora do dia ou da noite.

Os assistentes virtuais são capazes de otimizar processos, especialmente os repetitivos, e dar autonomia aos clientes unindo autosserviços e humanização.

Ah! Se você está chegando agora no nosso canal, quero te contar que dedicamos os dois primeiros artigos dessa série para explicar o que são e como funcionam os assistente virtuais e também tudo que você precisa saber sobre Inteligência Artificial Conversacional. Vale conferir esse conteúdo para entender de vez o universo de possibilidades dos chatbots!

Como usar Inteligência Artificial Conversacional nos negócios?

As IAs conversacionais são especialmente úteis no atendimento ao cliente. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de bots elas também se destacam no uso para vendas e apoio ao back-office, o trabalho administrativo que acontece longe dos olhos do cliente.

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020 — Mobile Time

Chatbot para atendimento ao cliente

Não é surpresa que tantas empresas tenham aderido ao uso dos assistentes virtuais para atendimento ao cliente. No Brasil, 64% delas já contam com um chatbot para chamar de seu.

Entre os benefícios que fazem dos assistentes virtuais a melhor opção podemos destacar:

  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana (modelo conhecido como 24/7)
  • Baixo custo de manutenção
  • Capacidade de responder simultaneamente inúmeros contatos, acabando com as filas de espera para atendimento e consequentemente aumentando a satisfação dos clientes
  • Avaliação de atendimento em cada interação

Na prática o chatbot pode ajudar com tarefas repetitivas como, por exemplo, segunda via de fatura, dúvidas frequentes, alterações cadastrais simples e pesquisas de satisfação.

Tarefas mais complexas como um pagamento em duplicidade, ou uma fraude no seu cartão de crédito precisarão de um atendimento humano para concluir a resolução. E mesmo nesses casos, um assistente virtual pode auxiliar o roteamento dos atendimentos, direcionando o cliente para o atendente certo, que poderá resolver a situação rapidamente.

Hoje no Brasil temos mais de 24 mil robôs de conversação em operação. Cada um deles atende em média 8 mil usuários únicos e trocam mais de 92 mil mensagens por mês.

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020 — Mobile Time

Chatbot para apoio ao Back-office

Aqui o assistente é um aliado da produtividade. Muitos processos internos que são importantes para o sucesso do cliente podem ser automatizados e agilizados com o uso de assistente virtuais, principalmente se tiverem Inteligência Artificial.

Por exemplo, um assistente virtual de RH pode:

  • Centralizar informações sobre o programa de participação de lucros e resultados (PLR), benefícios, cargos e outros
  • Agilizar o acesso e consulta ao código de conduta da empresa
  • Fazer pesquisa de clima
  • Fazer triagem de currículos

Ah! Vale lembrar que mesmo nesse caso o assistente virtual pode identificar se a demanda é do Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos e direcionar para a respectiva pessoa especialista.

Chatbot para Vendas

Os assistentes virtuais de vendas são aqueles que auxiliam na realização da compra. De forma humanizada podem:

  • Apresentar o produto ou serviço e a empresa
  • Tirar dúvidas
  • Enviar imagens, vídeos e outras informações relevantes para a pessoa usuária
  • Enviar lembretes no caso de abandono de carrinho
  • Coletar feedbacks no processo de pós-venda

Chatbot para Cobrança

Falar sobre a situação financeira pode ser constrangedor para algumas pessoas, nessas situações conversar com um robô humanizado para negociar dívidas e fazer acordos é uma ótima solução.

Várias tarefas da área de cobrança podem ser automatizadas:

  • Entrega de informações
  • Baixa em pagamentos
  • Envio de segunda via de fatura
  • Coleta de informações de clientes
  • Envio lembretes de vencimento de fatura
  • Envio de propostas de acordo

Chatbot para Marketing

A grande sacada do uso de assistentes virtuais no marketing é na geração de leads. Aliado com uma estratégia forte pode render bons resultados e as possibilidades de uso são inúmeras, destacamos algumas:

  • Abordagem e nutrição de leads personalizada
  • Entrega de conteúdo assertivos
  • Retorno sobre o investimento, o ROI, mais interessante
  • Pesquisa com visitantes do canal
  • Capturar informações para saber interesses da audiência

Conclusão

Com cada vez mais opções de compras ao alcance de um click, o que se destaca no mercado é a experiência, tanto durante a compra, quanto a atenção oferecida depois que o pagamento é realizado.

Os assistentes virtuais vêm ganhando espaço entre empresas de todos os tamanhos, boa parte por conta da sua alta disponibilidade, pela facilidade de encontrá-los no seu aplicativo de mensagens favorito e por diminuir o tempo dos atendimentos, entre muitos outros benefícios.

A transformação digital no atendimento ao cliente que você precisa conta com uma solução revolucionária: o robô humanizado ou melhor, o poderoso chatbot.

Quer saber mais sobre a utilização de assistentes virtuais para os seus negócios? Acompanhe nossas publicações e siga a D1/Smarkio nas redes sociais para saber sobre as últimas novidades do universo de Inteligência Artificial Conversacional!

Inteligência Artificial, Desenvolvimento e UX para Assistentes Virtuais.

Inteligência Artificial, Desenvolvimento e UX para Assistentes Virtuais.