O poderoso chatbot — Parte final: Impulsione seu negócio
Hoje em dia ter um bom produto ou serviço não é suficiente, para atingir outros patamares as empresas precisam investir pesado na experiência e relacionamento com clientes

A transformação digital é uma realidade. Junto da mudança de mentalidade e a criação de projetos para modernizar as empresas, é preciso ficar de olho nas inovações tecnológicas e em como elas podem impactar processos, produtos e negócios.
O que era um diferencial agora é condição básica para manter a competitividade. A aceleração causada pela pandemia fez de 2020 o ano da transformação digital. Para se ter ideia, no Brasil cerca de 87,7% das empresas realizaram alguma iniciativa nesse sentido no último ano, no mundo a média foi de 80%, é o que diz o relatório da Dell Technologies.
A capacidade de oferecer uma boa experiência para a pessoa usuária é o verdadeiro diferencial. Consumidores estão olhando para além do serviço ou produto, em uma pesquisa de tendências para 2021 sobre Experiência do Cliente no Brasil 81% das pessoas consumidoras afirmam que dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência.
A agilidade na entrega de informações e facilidade no uso do produto ou serviço são características do novo atendimento ao cliente, que continua a ser uma das principais formas de relacionamento e fidelização.
Nesse cenário de transformação, o uso de robôs humanizados vem ganhando espaço, isso porque estão aptos a resolver o problema da pessoa usuária a qualquer hora do dia ou da noite.
Os assistentes virtuais são capazes de otimizar processos, especialmente os repetitivos, e dar autonomia aos clientes unindo autosserviços e humanização.
Ah! Se você está chegando agora no nosso canal, quero te contar que dedicamos os dois primeiros artigos dessa série para explicar o que são e como funcionam os assistente virtuais e também tudo que você precisa saber sobre Inteligência Artificial Conversacional. Vale conferir esse conteúdo para entender de vez o universo de possibilidades dos chatbots!
Como usar Inteligência Artificial Conversacional nos negócios?
As IAs conversacionais são especialmente úteis no atendimento ao cliente. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de bots elas também se destacam no uso para vendas e apoio ao back-office, o trabalho administrativo que acontece longe dos olhos do cliente.
Chatbot para atendimento ao cliente
Não é surpresa que tantas empresas tenham aderido ao uso dos assistentes virtuais para atendimento ao cliente. No Brasil, 64% delas já contam com um chatbot para chamar de seu.
Entre os benefícios que fazem dos assistentes virtuais a melhor opção podemos destacar:
- Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana (modelo conhecido como 24/7)
- Baixo custo de manutenção
- Capacidade de responder simultaneamente inúmeros contatos, acabando com as filas de espera para atendimento e consequentemente aumentando a satisfação dos clientes
- Avaliação de atendimento em cada interação
Na prática o chatbot pode ajudar com tarefas repetitivas como, por exemplo, segunda via de fatura, dúvidas frequentes, alterações cadastrais simples e pesquisas de satisfação.
Tarefas mais complexas como um pagamento em duplicidade, ou uma fraude no seu cartão de crédito precisarão de um atendimento humano para concluir a resolução. E mesmo nesses casos, um assistente virtual pode auxiliar o roteamento dos atendimentos, direcionando o cliente para o atendente certo, que poderá resolver a situação rapidamente.
Hoje no Brasil temos mais de 24 mil robôs de conversação em operação. Cada um deles atende em média 8 mil usuários únicos e trocam mais de 92 mil mensagens por mês.
Chatbot para apoio ao Back-office
Aqui o assistente é um aliado da produtividade. Muitos processos internos que são importantes para o sucesso do cliente podem ser automatizados e agilizados com o uso de assistente virtuais, principalmente se tiverem Inteligência Artificial.
Por exemplo, um assistente virtual de RH pode:
- Centralizar informações sobre o programa de participação de lucros e resultados (PLR), benefícios, cargos e outros
- Agilizar o acesso e consulta ao código de conduta da empresa
- Fazer pesquisa de clima
- Fazer triagem de currículos
Ah! Vale lembrar que mesmo nesse caso o assistente virtual pode identificar se a demanda é do Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos e direcionar para a respectiva pessoa especialista.
Chatbot para Vendas
Os assistentes virtuais de vendas são aqueles que auxiliam na realização da compra. De forma humanizada podem:
- Apresentar o produto ou serviço e a empresa
- Tirar dúvidas
- Enviar imagens, vídeos e outras informações relevantes para a pessoa usuária
- Enviar lembretes no caso de abandono de carrinho
- Coletar feedbacks no processo de pós-venda
Chatbot para Cobrança
Falar sobre a situação financeira pode ser constrangedor para algumas pessoas, nessas situações conversar com um robô humanizado para negociar dívidas e fazer acordos é uma ótima solução.
Várias tarefas da área de cobrança podem ser automatizadas:
- Entrega de informações
- Baixa em pagamentos
- Envio de segunda via de fatura
- Coleta de informações de clientes
- Envio lembretes de vencimento de fatura
- Envio de propostas de acordo
Chatbot para Marketing
A grande sacada do uso de assistentes virtuais no marketing é na geração de leads. Aliado com uma estratégia forte pode render bons resultados e as possibilidades de uso são inúmeras, destacamos algumas:
- Abordagem e nutrição de leads personalizada
- Entrega de conteúdo assertivos
- Retorno sobre o investimento, o ROI, mais interessante
- Pesquisa com visitantes do canal
- Capturar informações para saber interesses da audiência
Conclusão
Com cada vez mais opções de compras ao alcance de um click, o que se destaca no mercado é a experiência, tanto durante a compra, quanto a atenção oferecida depois que o pagamento é realizado.
Os assistentes virtuais vêm ganhando espaço entre empresas de todos os tamanhos, boa parte por conta da sua alta disponibilidade, pela facilidade de encontrá-los no seu aplicativo de mensagens favorito e por diminuir o tempo dos atendimentos, entre muitos outros benefícios.
A transformação digital no atendimento ao cliente que você precisa conta com uma solução revolucionária: o robô humanizado ou melhor, o poderoso chatbot.
Quer saber mais sobre a utilização de assistentes virtuais para os seus negócios? Acompanhe nossas publicações e siga a D1/Smarkio nas redes sociais para saber sobre as últimas novidades do universo de Inteligência Artificial Conversacional!